Dicas

Transportando seu cavalo.

Conforme a popularização dos esportes eqüestres pelo Brasil todo, é cada vez mais intenso o transporte de cavalos, sendo feito pelos tradicionais caminhões boiadeiros, caminhões baús e trailers.
Conforme o aumento do mercado para o aluguel de veículos que transportam cavalos é maior a diversidade dos caminhões e motoristas, sendo que entre eles se encontram os bons e os ruins (sem experiência).
Portanto: qual é a forma mais segura de se transportar um animal? Com que devemos nos preocupar? Fiscalização? Documentos necessários?

É extremamente proibido no Brasil o transporte de cavalos em pick-up. Sempre use veículos apropriados.

Checando as condições

Motorista de Caminhão: conforme as leis nacionais de trânsito é necessário que tenha a habilitação categoria B e de preferência contrate um motorista conhecido ou indicado por uma pessoa do ramos.

motorista de Trailer: conforme as leis nacionais de trânsito, é necessário habilitação especial, por ter algumas diferenças, principalmente na hora de se fazer manobras.

Não basta que se tenha apenas uma carteira de motorista. É preciso que se tenha a carteira adequada.

Caminhões

O estado de conservação do caminhão é de suma importância. As luzes, os pneus, freios têm que estar em perfeita ordem. O veículo deverá ter 3 metros de altura, a fim de que se possa transportar os animais com conforto e segurança. Éinteressante que se alugue um veículo que possua acolchoados para proteger o animal contra feridas, pancadas e raspões.

Cavalos

Coloque proteções nas patas do animal a ser transportado. Caso não possua uma proteção de transporte use uma liga de descanso, não muito apertada (para evitar a falta de circulação). Existe no mercado lojas especializadas que vendem todo tipo de proteção para transporte, desde as patas até a orelha. Só tome cuidado para não exagerar e deixar seu animal com calor. Isto poderá causar uma desidratação.
Tome cuidado na ordem dos animais dentro do caminhão, evitando colocar garanhões ao lado de éguas, cavalos bravos ou outros garanhões.
É necessário que tenha o exame negativo de Anemia Infecciosa Eqüina (AIE) de cada cavalo. Portanto deixe este exame junto com o cavalo para comprovar sua saúde. Também é necessário o comprovante das vacinas obrigatórias.
Cavalos que participam de competições, além de ter tudo citado acima, é preciso que tenham um passaporte onde constam todas as informações sobre o animal.

Duração da viagem

Os cavalos podem ser grandes, porém são muito sensíveis e frágeis. A viagem ideal deve durar até no máximo 15 horas consecutivas. É aconselhável que a cada 5 horas se faça uma parada a fim de que o animal se exercite e beba água para evitar a desidratação e o aguamento. Dê preferências a lugares seguros e conhecidos como centros eqüestres, fazendas, haras,etc…


Rua Corumbá, 4000 - Candeias
Jabotão dos Guararapes - PE | 54430-200

chzs@chszs.com.br
+55(81) 3469-3290 | 8737-5009

+55(81) 98802-5000

ZAITE Tecnologia