Notícias

13/07/2018

Saiba como escolher a raça de cavalo ideal para você

<<Prev Next>>

Antes de comprar um cavalo é fundamental conhecer as raças e valores, mas anterior a este passo deve-se ter em mente a finalidade que terá o animal. A demanda bem definida permitirá um planejamento que envolverá definição de custos para manter o equino, até a escolha da raça.

Consultar um veterinário é um ponto crucial, principalmente no momento da compra, pois verificar a idoneidade do local de venda, evita transtornos futuros, além da análise minuciosa realizada pelo profissional buscando observar pontos no cavalo muitas vezes não atentados por leigos.

Cavalos de maior valor são em geral castrados, éguas se estiverem aptas a procriar, cavalos de idades entre 5 a 10 anos e animais que já praticam esportes, sendo seu valor medido também pelo seu desempenho em campeonatos e provas oficiais. Valores inferiores pertencem a animais ainda não castrados, pois necessitará de custos para a cirurgia, cavalos jovens que ainda não sofreram doma e sem documentação ou raça definida.

Compare algumas raças e finalidades geralmente atribuídas a elas:

Árabe - torneio de rédeas e laço, provas de enduro, vaquejadas, provas de baliza e tambor, CCE, hipismo clássico, além de sua iniciação em corridas;
Appaloosa - tambor e baliza, pastoreio de gado, corridas planas e provas de rédeas;
Brasileiro de Hipismo - atrelagem, hipismo, animais para sela, CCE, enduro e adestramento;
Campolina - animal para o lazer, devido ao conforto da marcha;
Crioulo - prova Freio de Ouro;
Lusitano - combate, caça, manejo de gado e concursos hípicos;
Manga larga Marchador - enduros e provas de resistência;
Manga larga Paulista - preferencialmente para passeios;
Paint Horse - corrida plana, provas de rédeas, tambor, salto e baliza e pastoreio de gado;
Quarto de Milha - equino bastante eclético: corrida, tambor e baliza, laço, lazer, vaquejada, dentre outros.

É importante termos em mente que o cavalo necessitará de espaço, exercícios frequentes, atenção e carinho, boa comida, dentre outros fatores que desprenderá do seu dono tempo e não apenas dinheiro. Portanto, deve-se estar claro da responsabilidade que terá, e passando por todos os passos antes da compra, tendo a certeza de sua aquisição, a satisfação é garantida.


Outras Notícias

Rua Corumbá, 4000 - Candeias
Jabotão dos Guararapes - PE | 54430-200

chzs@chszs.com.br
+55(81) 3469-3290 | 98802-5000

+55(81) 98802-5000

ZAITE Tecnologia